Inspirada pela própria dificuldade que enfrenta no dia a dia, a estudante de Design de Moda Vitória Souto, que tem mobilidade reduzida, criou, ao lado dos colegas Verena Crosey e Fábio Santos, a marca Easywear. As peças foram pensadas para pessoas com deficiências físicas e propõem uma moda mais inclusiva, pensadas na praticidade, conforto, ergonomia e beleza.
Além de funcionais e práticas, as peças também possuem um design fashion e moderno. “Como designers de moda, nossa maior preocupação é mostrar que podemos fazer uma moda criativa e eficaz, pensando na inclusão social dessas pessoas e trabalhando de forma ecologicamente responsável”, afirma a estudante Verena Crosey, que também assina o projeto.
O projeto, que começou como um trabalho interdisciplinar do terceiro semestre do curso da UNIFACS, envolvendo as disciplinas de Desenvolvimento de Produtos, Tecnologia dos Materiais, Laboratório da Forma para Modelagem Plana e Representação Técnica do Vestuário, nasceu com a proposta de criar produtos inovadores e que abordassem a diversidade, inclusão e pluralidade.
As peças foram desenhadas de acordo com as dificuldades de Vitória e possuem a preocupação de evitar possíveis desconfortos em seus usuários. Por isso, os estudantes pretendem realizar mais estudos e pesquisas referentes à ergonomia, conforto e funcionalidade das peças para depois lançá-las no mercado. Entre os destaques das peças, está o uso de aviamentos, zíperes e feches mais práticos, tecidos que não amassem com facilidade e que não causem irritações na pele.
“Acredito que nossa missão não é somente vender roupas, mas fazer a diferença para quem as veste. Na faculdade falamos muito em moda com propósito de fazer a diferença. É isso o que nos move como estudantes e como profissionais”, conclui Verena.
Inclusão – A UNIFACS conta com um Núcleo de Acessibilidade (NAU), que tem o objetivo de desenvolver um ambiente universitário mais inclusivo, com ações que possibilitem a integração e a progressão de estudantes com deficiência (física, visual, auditiva, cognitiva) e/ou dificuldades de aprendizagem.