Os moradores de Salvador contam agora com mais um ponto de coleta do projeto Vale Luz, que concede descontos na fatura de energia para os clientes que separam e entregam latas, garrafas, papel e outros resíduos para reciclagem. A ação é uma iniciativa da Companhia Energética da Bahia (Coelba), por meio do seu Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O posto foi instalado no estacionamento da unidade Assaí Atacadista Golf Clube, localizada na Rua Genaro de Carvalho e funcionará às terças-feiras, das 9h20 às 14h40.
Além de reduzir o valor da conta de energia, o projeto também diminui os impactos negativos causados pelo descarte incorreto de resíduos no meio ambiente ao incentivar a reciclagem. "Essa parceria reforça o compromisso do Assaí com o consumo consciente e a destinação correta de resíduos. Somos parceiros do projeto Vale Luz em outros estados e estamos muito felizes com a ampliação desse programa. Esperamos que os clientes Assaí abracem mais essa iniciativa sustentável", afirma Marly Lopes, Diretora de Marketing e Sustentabilidade do Assaí.
Para ter acesso ao benefício, o cliente residencial da Coelba deve levar materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho) e eletrônicos (celulares, DVDs, aparelhos de som) ao ponto de coleta no Assaí munido de uma conta de energia elétrica recente.
No local, os resíduos serão pesados e precificados, de acordo com a tabela praticada pelo projeto, e o valor final será revertido em bônus para pagamento da conta de luz. Não há limite para o desconto. Se a pesagem dos materiais superar o valor mensal da conta de energia do cliente, por exemplo, o crédito restante é convertido em desconto na próxima fatura.
Para agilizar o processo de entrega e pesagem dos resíduos, os materiais devem ser separados por tipo. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. Já para os óleos vegetais é necessário deixá-los esfriar completamente e seu armazenamento deve ser feito garrafa PET transparente de refrigerante ou água.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 150 unidades em 18 estados (AL, AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SE, SP, TO) e no Distrito Federal. Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2018, a bandeira inaugurou 18 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 24,9 bilhões, expansão de 24,2% em relação ao ano anterior.