Com a adoção do home office como forma de enfrentamento da pandemia de Covid-19, situações embaraçosas em reuniões de trabalho por videochamada têm acontecido com bastante frequência.. Vídeos em que crianças interrompem a transmissão, ruídos interferindo no som ou parentes aparecendo ao fundo da tela seminus, têm viralizado na internet nos últimos meses.
Segundo o diretor da seccional baiana da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Bahia), Wladimir Martins, muitas dessas situações estão relacionadas ao fato de que a maioria das pessoas não estava acostumada a trabalhar no ambiente doméstico. “Essa mudança trouxe novos desafios, já que a dinâmica de casa é muito diferente do funcionamento do escritório”, avalia.
Para Wladimir, o home office traz a necessidade de mudanças referentes a posturas e comportamentos. Por isso, para evitar episódios desconfortáveis durante uma reunião de trabalho remota, alguns cuidados devem ser tomados. O presidente da ABRH Bahia elenca alguns deles:
Atenção ao microfone
Sempre que estiver em uma reunião - enquanto não estiver falando - mantenha seu microfone desligado. Esses equipamentos captam o que está acontecendo no ambiente e isso pode significar desde música alta e pessoas conversando até barulho de obras e criança chorando, por exemplo.
“Muitas pessoas têm receio de não poder contribuir se mantiver o microfone desligado, mas você pode, em momentos adequados, pedir a palavra e entrar na discussão”, explica Wladimir. O especialista acrescenta que muitos dos programas utilizados para reuniões, inclusive, contam com uma opção de “levantar a mão” para sinalizar que a pessoa tem interesse em falar. E, nessa hora, certifique-se de que o microfone está ligado.
Cuidado com o ângulo da câmera
Não consegue um espaço só para você na hora da videochamada? Tente manter a privacidade das pessoas que estão ao seu redor na casa, observando o quanto a sua câmera está mostrando do ambiente. Às vezes, basta mexer um pouco nas configurações da tela do computador e você consegue deixar a câmera mais focada em você.
Avise aos familiares que está em reunião
Isso pode ser feito previamente, conversando e explicando para as outras pessoas que estão em casa que você vai entrar em uma conferência de trabalho. Outra alternativa é lembrá-las com um recado na porta do espaço em que se encontra. Assim, você pode diminuir a probabilidade de situações constrangedoras.
Teste o seu equipamento
Tire alguns momentos antes da reunião para testar o funcionamento dos seus dispositivos: som, câmera, teclado, conexão com a internet, entre outros. Esse cuidado adicional evita a ocorrência de problemas durante a videochamada que atrapalhem o andamento normal da conferência ou te deixem distraído ao tentar resolver o imprevisto.
Escolha um local adequado
Escolher um lugar da casa onde não será incomodado pode evitar distrações e confusões. Seja o quarto ou o escritório, a dica é dar preferência a locais que você pode, por exemplo, fechar a porta. Em situações onde há uma dificuldade maior para esse isolamento, como pais que precisam ficar de olho nos filhos, o cuidado deve ser redobrado.
Wladimir observa que nesses casos é preciso tentar manter o controle e fazer com que haja o mínimo de interferência possível. “Sabemos que o ambiente da casa misturado com o ambiente de trabalho é sempre uma complexidade”, pondera.
Manual das empresas
Cada empresa possui uma cultura organizacional própria, com suas dinâmicas, costumes e atividades. Wladimir observa que criar um manual interno sobre o assunto, de forma realista e adaptada para o momento atual pode funcionar, ajudando a orientar os colaboradores. “Muitas empresas têm utilizado essa estratégia para que o momento de escritório em casa ocorra de uma forma mais tranquila”, afirma.