No dia 09 de junho é comemorado o Dia da Imunização e, neste ano, a data ganha ainda mais relevância com os esforços que estão sendo realizados em todo o mundo para vacinar a população contra a Covid-19 e salvar vidas. De acordo com o balanço do consórcio de veículos de imprensa, divulgado no último dia (7), no Brasil, quase 50 milhões já tomaram a primeira dose de vacinas contra a Covid.Já a segunda dose foi aplicada em, pelo menos, 10% da população.
Mesmo que ainda haja um longo caminho a ser percorrido até que toda a população esteja vacinada, já é possível perceber os resultados da imunização. Há casos comprovados em que mães lactantes e grávidas imunizadas transmitem anticorpos contra a doença para os seus filhos.
De acordo com Bárbara David, médica pediatra e professora da UNIFACS, a importância desse processo é que “essas crianças já nascem com proteção, pelo menos, contra formas graves da doença”. No entanto, “ainda não é possível saber se essa proteção, apenas fornecida através da mãe, se manterá a longo prazo”, pontua.
Ela também ressalta a importância da manutenção do calendário vacinal atualizado. “Seguir o calendário vacinal diminui o risco individual para adquirir as patologias e/ou suas complicações e o risco coletivo de propagação das patologias”, afirma. “A partir do momento que os indivíduos se protegem, a circulação dos micro-organismos diminui, pois ‘esbarra’ em indivíduos imunologicamente competentes, que não desenvolverão a patologia, ou desenvolverão formas mais brandas e, assim, o contágio perde disseminastes”, completa.
Informações à Imprensa:
LUIZA RIBEIRO/ LUANA SILVA
luiza@comunicativaassociados.com.br
luana@comunicativaassociados.com.br
Tel.: (71) 98133-4069/ (71)98119-8363
#comunicaçãoagentefazpixa
Facebook: comunicativa.associados
Instagram: comunic.ativa
www.comunicativaassociados.com.br