das 7 as 19h 7198133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Estresse tecnológico: especialista elenca dicas para um Home Office equilibrado
12h00

Estresse tecnológico: especialista elenca dicas para um Home Office equilibrado

Após mais de um ano de pandemia, o rompimento de barreiras entre a vida pessoal e o sistema de home office segue sendo um grande desafio para trabalhadores que têm percebido a queda no rendimento ou até mesmo, na saúde mental. O cansaço que ganhou até um novo termo: “Estresse Tecnológico”, têm, segundo o índice de Confiança da Robert Half, entre as razões principais a piora da saúde mental, falta de contato próximo com as pessoas da equipe e gerencia e também o espaço físico inadequado. 

O mesmo índice ainda aponta que, 76% dos 300 profissionais entrevistados relataram estar trabalhando no sistema de home office, e desses 76%, 52% notaram uma maior sensação de desequilíbrio entre a qualidade de vida e trabalho. Mas como reverter esse quadro e trazer um equilíbrio para o momento de trabalho que invadiu o espaço de casa? Confira as dicas elencadas pelo presidente da seccional baiana da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Wladimir Martins:  

Planeje seu dia 

Anote o que precisa fazer, estabeleça horários de parada, almoço, de forma realista, sem exagerar nas demandas e ultrapassando o horário de trabalho estabelecido. Seja flexível com as ocorrências do dia, evitando o estresse tecnológico de ficar muito tempo em frente as telas.  

Tenha pausas ao longo do dia 

Evite longas jornadas de uma mesma atividade e estabeleça momentos de pausa ao longo do dia que sejam, de preferência, longe das telas. Segundo Martins, esses momentos auxiliam para que o home office seja menos estressante.  

 Ele ainda aponta que os momentos de pausa devem ser incentivados pelas empresas: “se tiver uma reunião que precisa ser mais longa, por exemplo, organize para que haja momentos de pausa", explica o especialista. “Quando estamos em reuniões presenciais, normalmente podemos nos retirar para ir ao banheiro, atender o telefone, beber uma água, isso também precisa acontecer durante o online. Cinco, 10 minutos, para tomar uma água, levantar-se da cadeira e esticar as pernas, ir ao banheiro, já podem ajudar que o prosseguimento da reunião flua melhor”, completa.  

Cuidado com as interferências 

Da mesma forma que o trabalho invadiu a casa, os cuidados necessários para pandemia também trouxeram a casa para o trabalho. Nem sempre é possível, mas evitar exceder as horas de trabalho e, da mesma forma, evitar que as atividades de casa atrapalhem o horário de trabalho, podem ajudar a trazer um equilíbrio para o dia.  

“Às vezes acontece um imprevisto e o profissional acaba tendo que atender algo de casa durante o horário de trabalho e depois, invade outro momento do dia trabalhando, isso deve ser uma exceção e não a regra”, ressalta.  

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo