das 7 as 19h 7198133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
 Como é ser homem trans em uma das maiores empresas do país?
11h13

Como é ser homem trans em uma das maiores empresas do país?

Colaborador do Assaí há quatro anos, Bernardo Anthony conta sua experiência no atacadista, que tem dado exemplo no combate à transfobia

A humanização das relações interpessoais, a partir do exercício da empatia, é um dos caminhos para tornar o ambiente de trabalho acolhedor a todas as formas de existência. É este tipo de clima que Bernardo Anthony da Silva Santos, homem trans e operador de loja, afirma encontrar na loja em que trabalha, no Assaí Atacadista, na Cidade Baixa, em Salvador. Assim como Bernardo, outros colaboradores e colaboradoras da empresa, em todo o Brasil, se declaram LGBTQIA+ e formam um time diverso, que representa a sociedade e seus clientes.    

 

Colaborador da empresa de atacado há quatro anos, Bernardo afirma que chegou com o pé atrás, a ponto de tentar esconder quem é, tendo sido surpreendido de maneira positiva. “Por muito tempo, tive uma vida dupla. Para amigos e familiares, era o Bernardo. No trabalho, usava meu nome antigo. Depois de muitas sessões de terapia, comecei a entender que preciso me aceitar para que as pessoas me aceitem e respeitem”, pontua Bernardo.    

 

Em maio deste ano, o soteropolitano, que tem 24 anos, atualizou seus documentos com o nome social, um direito garantido por decreto desde 2016. Ele conta que, no retorno de suas férias, já estava com sua nova certidão de nascimento e chegou contando a novidade na empresa. “Foi o melhor dia da minha vida”, diz Bernardo, entre sorrisos, ao relembrar a reação de seus colegas. “Não tenho nem palavras para demonstrar minha gratidão pelo acolhimento. Fui muito acolhido. O pessoal está se adaptando junto comigo, me dando força. Eu estou muito feliz com o apoio em geral”, afirma Bernardo, que faz parte de uma empresa comprometida em promover igualdade de oportunidades e combater todas as formas de discriminação.  

  

Para ele, poder usar, oficialmente, o nome com o qual realmente se identifica, “representa tudo, coragem, força”. Conforme suas palavras, foi um ato “libertador”. Entretanto, ele comenta que, na sociedade, continua encontrando dificuldades em ser tratado como um homem trans por ainda possuir traços físicos femininos e conta que seu maior sonho é “fazer minha cirurgia dos intrusos (seios)”.   

   

Diversidade no Assaí   

Reafirmando o compromisso da empresa no respeito e na promoção dosdireitos da comunidadeLGBTQIA+não apenas nas dimensões do negócio, mas também na sociedade, neste mês de junho, em que é comemorado mundialmente o Dia do OrgulhoLGBTQIA+,o Assaí Atacadista anunciou duas importantes parcerias na promoção da diversidade e equidade de oportunidades: a adesão aoFórum de Empresas e DireitosLGBTI+ (unindo-se a mais de 100 companhias para fomentar o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+ na sociedade e no ambiente empresarial) e a parceria inédita com aTransEmpregos - que vai conectar profissionais transgêneros a oportunidades de trabalho na companhia. Recentemente, a companhia também apoiou a Feira Divers/A, evento que conecta estudantes e jovens profissionais da comunidade LGBTQIA+ com empresas que desejam formar times ainda mais diversos.   

 

Sobre o Assaí Atacadista    

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Com crescimento de 30% em receita bruta em 2020, é a empresa de cash&carry que cresce mais rápido no Brasil e está presente nas cinco regiões do País com 186 lojas distribuídas em 23 estados (incluindo Distrito Federal). É um dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.   

 

 

 

Informações à Imprensa: 

LUIZA RIBEIRO 

Tel.: (71) 98133-4069 

#comunicaçãoagentefaz 

Facebook: comunicativa.associados 

Instagram: comunic.ativa 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo