das 7 as 19h 7198133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Clínica veterinária promove ação de prevenção contra câncer de mama em pets
11h20

Clínica veterinária promove ação de prevenção contra câncer de mama em pets

Atendimentos acontecem nos dias 23 e 30 de outubro

Nos dias 23 e 30 de outubro, a Clínica Veterinária da UNIFACS promove uma ação de triagem e orientação sobre o toque amigo nos pets. A iniciativa faz parte de ações do Outubro Rosa, mês em de combate ao câncer de mama, que também pode ser apresentado em animais. Atendimentos acontecem das 8h às 12h e precisam ser previamente agendados por whatsapp no número: 71 3203-2649. 

 

De acordo com a professora Simone Freitas, coordenadora da Clínica Veterinária, o objetivo da ação é educar a comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “No dia 30, teremos também a oportunidade de fazer alguns ultrassons pélvicos de caráter preventivo”, afirma. 

 

Ainda segundo ela, é preciso ter alguns cuidados com a saúde reprodutiva dos animais e algumas dicas são: defina o quanto antes se deseja que seu animal procrie. Caso faça a opção pela reprodução, crie uma agenda para marcar a data do primeiro cio e os aspectos físicos e comportamentais desse período.  

 

Já se optar por não manter a fertilidade do pet, programe a data da castração com o médico veterinário. “A castração deve ser feita preferencialmente entre o primeiro e o segundo cio. Ela também tem como vantagem a prevenção de doenças reprodutivas, como a piometra, que é uma infecção uterina”, explica Simone.  

  

O tutor também pode fazer o “toque amigo” em gatas e cadelas. “Isso deve ser feito apalpando as glândulas mamárias, que estão distribuídas nas regiões torácica, abdominal e inguinal. Ao sinal de presença de algum caroço, deve-se procurar o veterinário imediatamente”, afirma ela. 

  

A veterinária também chama a atenção para atitudes indevidas. “Não utilize injeções anticoncepcionais para evitar o cio de gatas e cadelas, pois é um fator de risco para a ocorrência de neoplasia mamária. Além disso, deve-se manter o peso adequado do seu pet, pois a obesidade também é um fator de risco”, pontua. 

 

   

Informações à Imprensa:  

LUIZA RIBEIRO/LUANA SILVA  

luiza@comunicativaassociados.com.br  

luana@comunicativaassociados.com.br  

Tel.: (71) 98133-4069 / (71) 98119-8363  

#comunicaçãoagentefazpixa  

Facebook: comunicativa.associados  

Instagram: comunic.ativa  

www.comunicativaassociados.com.br 

 

 

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo