das 7 as 19h 7198133-4067 acesse nossas redes
Sala de Imprensa
Medicina Veterinária contribui para a saúde pública; Saiba como
17h12

Medicina Veterinária contribui para a saúde pública; Saiba como

Categoria integra a Saúde Única, que busca o equilíbrio entre a saúde de pessoas, animais e ecossistemas

A atuação profissional dos médicos veterinários é ampla e contempla cerca de 80 áreas distintas, como no estudo de zoonoses, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, saúde animal, indústria de alimentos e produtos animais, pesquisas relacionadas a medicamentos e vacinas, ensino e outras. Não à toa, são de grande importância na promoção da saúde pública. 

Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Salvador (UNIFACS), Tásio Lessa explica que a categoria faz parte da Saúde Única - uma abordagem global, multisetorial e integrada, que busca equilibrar e promover uma saúde sustentável para pessoas, animais e ecossistemas. “Estamos aptos para trabalhar desde zoonoses, doenças veiculadas por alimentos a qualquer fator que que esteja envolvido entre saúde humana e animal”, destaca.  

Desde 2011, a categoria passou a fazer parte de equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no Sistema Único de Saúde (SUS). “No contexto do SUS, os médicos veterinários podem contribuir para a promoção da saúde coletiva, participando de campanhas de vacinação animal, prevenção de zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelo animal), tais como raiva, dengue e leptospirose, desenvolvimento de políticas de saúde única, através de sua atuação dentro das equipes multiprofissionais”, explica Simone Freitas, professora e coordenadora da Clínica Veterinária da UNIFACS.  

Além disso, os veterinários, cujo dia é celebrado em 09 de setembro, participam de visitas domiciliares quando o assunto é o diagnóstico de risco à saúde que envolve a interação dos seres humanos com os animais e o meio ambiente. “O veterinário atua na identificação precoce de doenças em animais, na implementação de medidas de quarentena e isolamento, na supervisão da segurança alimentar e na colaboração com outros profissionais de saúde para conter a propagação de doenças”, ressalta Simone Freitas. 

Diferencial 

Com um mercado de atuação tão diverso, mas, também, competitivo, muitos profissionais, especialmente os recém-formados, se questionam sobre como se destacar dentro da profissão. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIFACS, Tásio Lessa, o primeiro passo é jamais abandonar os estudos, aprimorando sempre os conhecimentos. “Devemos também estar prontos para inserir as tecnologias de diagnóstico em nossa rotina, atuando de maneira ética e comprometida, sempre de modo a garantir uma saúde única de qualidade”, orienta o profissional. 

Algumas funções do veterinário: 

- Coletar materiais para realização de exames laboratoriais e fornecer diagnósticos; 

- Tratar da saúde dos animais; 

- Vacinar animais; 

- Estudar e supervisionar as diferentes linhagens de animais, buscando melhoramento genético;  

- Atuar em programas de nutrição e reprodução animal 

- Atuar em Vigilância Sanitária e Epidemiológica; 

- Atuar em indústrias de produtos para animais; 

- Atuar em indústrias que usam produtos de origem animal; 

-Fazer controle de zoonoses; 

- Lecionar; 

- Pesquisar; 

- Palestrar;  

- Elaborar laudos técnicos e relatórios. 

  

Algumas vertentes da Medicina Veterinária 

- Veterinária Clínica; 

- Veterinária Cirúrgica; 

- Veterinária Esportiva; 

- Agronegócio; 

- Produção Animal; 

- Vigilância Sanitária; 

- Perícia; 

- Saúde Pública; 

- Pesquisa; 

- Docência (Ensino, pesquisa e extensão). 

Sobre a UNIFACS  

 

Fundada em 1972, a UNIFACS completa 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também comemora 15 anos de atuação em Feira de Santana. São cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nos próximos 50 anos, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia. 

 

Sobre a Ânima Educação

 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 

 

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Comunicativa Associados
Voltar ao topo