Agentes Mirins
Com objetivo de desenvolver atividades socioeducativas na área de meio ambiente e geração de renda, o projeto “Agentes Mirins: em defesa do meio ambiente!” tem impactado cerca de 70 pessoas, das mais variadas faixas etárias, na comunidade de Monte Gordo, município de Camaçari. Tendo a atenção voltada para os eixos cultural e social, com foco educacional, o projeto engloba os alunos atendidos pela Fundação Emaús e seus familiares, promovendo o desenvolvimento de habilidades manuais e visando a transformação da realidade da localidade e aumento da consciência ambiental.
No primeiro semestre de 2023, o projeto já realizou diversas ações que tem impactado diretamente a vida dessas crianças e de seus familiares. “Iniciamos as atividades com crianças com oficinas de educação ambiental e reciclagem e tivemos uma visita de campo na comunidade para conversar com moradores sobre a riqueza natural da região e as nascentes. Realizamos também um encontro com pais, no qual, apresentamos o projeto e explicamos a importância da preservação do meio ambiente, além de convidá-los para serem parceiros da iniciativa.”, ressalta Edna Santos, voluntária administrativa do Agentes Mirins.
A voluntária também põe em destaque o apoio oferecido pela Concessionária Litoral Norte desde o início do projeto. “Sem o financiamento da CLN não seria possível realizar essa ação na comunidade, além disso, é muito importante mostrar para a população que a empresa tem se preocupado com o entorno, fomentando projetos como o nosso.”, declara.
Em relação à comunidade onde o Agentes Mirins está atuando, Edna explica que ainda tem muito o que ser feito para alcançar, de fato, um resultado satisfatório. “Em larga escala, o impacto a comunidade ainda não começou na prática, é um trabalho de formiguinha. Mas, ao trazer as famílias para perto, essa realidade tende a mudar e essa é a nossa principal estratégia. Além disso, a ideia para o futuro é conquistar a sustentabilidade do projeto com a ajuda da comunidade, fazendo com que as crianças consigam multiplicar o aprendizado ao longo das atividades.”, destaca.
|