Outubro de 2023 - Visando impulsionar negócios de micros e pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador, o Programa de Aceleração de Negócios da Alimentação, projeto criado pela Vale do Dendê há cinco anos e que conta com o apoio do Instituto Assaí, selecionou 10 finalistas que avançarão para a etapa final do Programa. Agora, os(as) empreendedores(as) selecionados(as) têm o desafio de apresentar em formato de pitch os conhecimentos adquiridos que serão aplicados, além de um planejamento financeiro para o seu negócio. Todos(as) que contarem com uma boa avaliação da banca são elegíveis a receber um aporte financeiro de R$ 5 mil.
A iniciativa reconhece negócios criados preferencialmente por pessoas pretas e pardas e é realizado pela Organização Vale do Dendê. Até o momento, a ação já passou por várias etapas, incluindo oficinas e workshops para análise e diagnóstico do negócio, além de mentorias voltadas para que os(as) participantes pudessem compreender mais sobre o seu comércio e aprimorar o seu viés empreendedor.
Para a escolha dos(as) finalistas, o evento contou com uma mesa composta por três jurados(as): do Chef Davi Costa, que integra o time do Principote Salvador, Beach Club soteropolitano, e que também é Chef consultor do Sebrae; da Jornalista Ani Bárbara, parceira da Vale do Dendê; e também de Michel Oliveira, que integra o time de Equidade do Ifood. A fase final será realizada no mês de novembro, em uma experiência chamada de Demoday, que é o principal momento do Programa de Aceleração com a apresentação dos pitches. Para se manterem classificados(as), é necessário cumprir 75% das mentorias desta última etapa.
Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí Atacadista, reforça a importância da promoção de ações como esta, além da parceria com a Vale do Dendê. “Acreditamos que, além do aporte financeiro, o incentivo à capacitação é fundamental para transformar e potencializar os pequenos comércios. Estamos muito felizes de contribuir em mais um ano para o Programa e possibilitar que mais pessoas aprimorem seus conhecimentos e impulsionem o investimento em seus negócios”, analisa o executivo.
De acordo com Paulo Rogerio, Cofundador e Diretor Executivo da Vale do Dendê, o Programa de Aceleração de Negócios da Alimentação tem sido desenvolvido, ao longo dos anos, com muita atenção aos pequenos negócios e aos microempreendedores(as) locais. “Nosso principal objetivo é levar a gastronomia de Salvador para o mundo, contudo, sempre preparando, antecipadamente, as pessoas para empreenderem de forma adequada e ajudando na expansão dessas empresas. Além disso, este ano, destaco o importante apoio do Instituto Assaí que, com essa parceria, tem nos ajudado a impactar de forma ainda mais positiva esses negócios locais”, destaca Paulo Rogerio.
Conheça, abaixo, os(as) finalistas e, também, suas expectativas em relação ao Programa de Aceleração de Negócios da Alimentação:
Aláfia Abará: o negócio, criado por Mazai da Purificação, oferece como carro-chefe o abará, prato típico da Bahia e que está presente no dia a dia de milhares de pessoas. Com a participação no Programa, o empreendedor busca reforçar, ainda mais, a paixão pela gastronomia local.
Cuscuz Odara: oferecendo diversas variações do prato que faz parte dos lares de muitas pessoas, a empresa criada por Dandara dos Santos foi uma das selecionadas para garantir um impulso nos próximos meses. De acordo com a empreendedora, a aceleração auxiliará na expansão do negócio, no ganho de conhecimentos e no contato com outros(as) empreendedores(as).
Delícias das Marias: com o foco no segmento da confeitaria, Jéssica Santos, sócia da empresa, ressalta que as consultorias oferecidas pelo programa irão auxiliar no direcionamento das tomadas de decisões do negócio. A empreendedora aposta em uma aceleração consciente e saudável, com um investimento em maquinário e insumos, além da melhora da identidade visual da marca.
Du Carmu Feijoada Vip: com um nome derivado do seu próprio sobrenome, Roserval Du Carmu ressalta que a aceleração irá ajudar a empresa no propósito de inovar e se consolidar no mercado. Oferecendo um prato muito amado pelos(as) brasileiros(as), o negócio criado pelo baiano está voltado para o mercado de comida artesanal afetivo da Bahia.
Elisa Pães e Cereais: fundada com o objetivo de fornecer produtos integrais e cereais na cidade, a empresa tem se destacado pela produção de itens únicos, a exemplo do biscoito ázimo. Edna Bispo, representante comercial do negócio, reforça que o valor adquirido será investido em uma expansão nos próximos meses.
Feito Cafuné: com um nome único, o negócio criado por Sinara Farias, em 2020, aposta no ramo da confeitaria e oferece produtos que vão desde cookies e brownies até bolos e doces tradicionais.
Obaladoces: apresentada como uma Confeitaria Afetiva que tem a intenção de proporcionar memórias afetivas através dos doces, a empresa fundada por Kelly da Cunha garantirá, através das mentorias e da premiação em dinheiro, investimentos em equipamentos, divulgação e aquisição de novos conhecimentos.
Oyá Doces e Delícias: com nome inspirado na orixá cultuada por religiões de matrizes africanas, atualmente, a empresa é formada por um coletivo de sete mulheres da capital baiana. Oferecendo uma variedade de sequilhos, biscoitos conhecidos em diversas regiões do país, a empresa usará a premiação para potencializar a inserção tecnológica no negócio, é o que afirma a fundadora, Marina Santos.
Patrícia Bahiana Eventos e Comidas Típicas: no mercado desde 2007, a empresa oferece um serviço com base nas comidas regionais. Patrícia Brito, sócia fundadora, ressalta que, ao longo dos anos, buscou investir em estrutura para montagem de eventos. Através da aceleração, a empreendedora pretende melhorar a gestão financeira e aperfeiçoar as estratégias do negócio.
Tempero de Vó: criada a partir da união de duas irmãs, que também são avós, a empresa oferece produtos e serviços especializados em caldos e sopas para toda cidade. Através do programa, Iracema Moraes, sócia-gerente, acredita em uma expansão mais acelerada do negócio.
|