O ensino técnico no Brasil desempenha um papel crucial na formação de uma força de trabalho qualificada e no desenvolvimento econômico do país. E para atender às mudanças tecnológicas que acontecem na Indústria, a união do setor com instituições de ensino pode contribuir na aceleração de novos profissionais para o mercado. Com foco em ampliar a empregabilidade, sobretudo de mulheres, a Junior Achievement Bahia (JA Bahia) realiza uma formação em habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para estudantes negras de Camaçari.
A Trilha Diversidade na Educação é uma ação voltada para jovens negras do ensino técnico e acontece em parceria com o Complexo Acrílico da BASF de Camaçari, durante o mês de outubro, no maior colégio da Região Metropolitana de Salvador, o Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, localizado em Alto da Cruz.
A importância do ensino técnico é um dos poucos consensos no debate sobre alterações que devem ocorrer na formação de estudantes do Ensino Médio. Os percentuais de matrículas com esse formato no Brasil estão distantes de países com sucesso educacional, ou até mesmo de vizinhos com problemas similares. Dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostram que cerca de 11% dos jovens que têm entre 15 e 24 anos fazem cursos profissionalizantes no Brasil. O percentual é inferior à média dos países da OCDE, que varia de 35%, entre os estudantes de 15 a 19 anos, a 65%, entre quem tem de 20 a 24 anos.
De acordo com Tainã Neves, gerente executiva da JA Bahia, o objetivo é empoderar 60 estudantes negras pela conquista do primeiro emprego, além de incentivar a continuidade dos estudos. Com isso, a trilha é dividida em três etapas: o programa “Conectado com o Amanhã”, que possibilita um momento de reflexão sobre o futuro, com diálogos sobre carreiras e informações sobre competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho; o “Montando sua Carreira”, para motivar e despertar as beneficiárias para carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática e destacar a importância da inclusão e diversidade nessas áreas; e o “Empresário-Sombra por um Dia”.
Sobre esse último programa, Tainã Neves diz que ele oferece as estudantes a oportunidade de conhecerem, presencialmente, a rotina de trabalho de um profissional de sua área de interesse. Assim, durante um dia, os jovens seguem um empresário ou executivo em todas as suas tarefas diárias, inclusive nas reuniões de negócios. “Essa vivência da rotina de trabalho tem auxiliado os jovens a descobrirem qual profissão que mais os motiva”, destaca a gerente executiva da JA Bahia. Ao final da trilha, as estudantes maiores de 18 anos passarão por um processo seletivo na BASF para concorrer a vagas de estágio na multinacional.
Durante a etapa de visitas, a BASF pretende levar as estudantes para conhecer suas instalações no Polo Industrial de Camaçari, local onde concentra maiores indústrias do estado. Para Tânia Oberding, Diretora de Operações do Complexo Acrílico da BASF, essa experiência educativa é valiosa, pois oferece aos estudantes a oportunidade de mergulhar no mundo real da indústria para conhecer de perto o dia a dia dos profissionais que trabalham nesse setor. “Essas visitas possibilitam uma compreensão prática e tangível das teorias e conceitos aprendidos em sala de aula”, diz.
Além dessa parceria, a executiva também lembra que outras ações que estimulam a educação científica, empregabilidade, educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade são desenvolvidas na cidade. “No início do ano, desenvolvemos um trabalho de profissionalização do polo produtivo de Sucupió junto à comunidade de artesãos, em que realizamos capacitação e uma série de exposições para aumentar a visibilidade do trabalho dessas pessoas. Acreditamos que nosso sucesso como empresa está diretamente ligado à prosperidade das comunidades onde operamos. Por isso, investimentos em educação, desenvolvimento econômico e projetos sociais que capacitem as pessoas locais a alcançar um futuro melhor”, finaliza Tânia
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