Outubro, 2023 – No cenário global, o transporte aéreo desempenha um papel crucial na mobilidade de pessoas e mercadorias, e a garantia da segurança operacional emerge como pilar fundamental para assegurar o impacto positivo dessa atividade. Profissionais da aviação civil do Brasil exterior se reuniram em Salvador para participar do 1º Seminário de Segurança Operacional, promovido pelo Salvador Bahia Airport, que faz parte da rede VINCI Airports. Durante o evento, realizado nesta terça-feira (24), no Novotel Salvador Hangar, foram discutidos os avanços, desafios e melhores práticas em segurança operacional.
A programação contou com painéis e palestras sobre temas como a retomada das operações aeroportuárias e as relações de responsabilidade, continuidade do negócio em caso de disrupção das operações, investigação de acidentes e lições aprendidas, comunicação no meio aeronáutico, gerenciamento de risco de fauna, a importância da segurança operacional em cenários de obra e o papel das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (ESATAs) na fortificação da segurança operacional nos aeroportos.
O seminário reuniu autoridades da aviação civil brasileira, como a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), além da Base Aérea de Salvador, o Grupamento Aéreo da PM-BA, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo (ABESATA), operadores aéreos e outros elos.
Thiago Mendes, Gestor de Segurança Operacional do Salvador Bahia Airport, enfatizou que discutir a temática é uma das iniciativas para a melhoria contínua em busca de prevenir e reduzir os acidentes e incidentes de diversos graus. “O grande desafio está em antecipar o gerenciamento dos riscos e dos recursos necessários, utilizando as melhores estratégias para reduzir ao máximo os danos e prejuízos", completa.
Os acidentes aeronáuticos no Brasil tiveram uma queda de aproximadamente 37% ao longo dos últimos 10 anos, conforme dados levantados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e apresentados pelo chefe Brigadeiro Marcelo Moreno. Entretanto, o diretor da entidade destacou que a jornada rumo à segurança operacional não conhece um ponto final. “Em um setor tão dinâmico e complexo como a aviação, a melhoria contínua deve ser um compromisso constante. É crucial encorajar investimentos constantes em tecnologia, treinamento e capacitação para garantir que os padrões de segurança permaneçam elevados e que novas ameaças e desafios sejam enfrentados com preparo e resiliência”.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.
Para mais informações:
www.vinci-airports.com
@VINCIAirports
https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/