O Assaí Atacadista acaba de concluir o seu plano de expansão de 2023. Esse marco foi atingido com a abertura do Assaí Ponta Negra, em Natal (RN), na última sexta-feira (22/12).
Neste ano, o Assaí inaugurou 27 lojas – destas, 17 foram transformações dos pontos de hipermercados adquiridos em 2021 e 10 unidades orgânicas (quando os pontos são construídos do zero). Foram gerados mais de 7 mil novos postos de trabalho.
Com isso, o Assaí encerra 2023 com 288 lojas e presença em 24 Estados mais o Distrito Federal. A Companhia projeta cerca de 15 lojas em 2024 e aproximadamente 20 para 2025.
Inaugurações em diversos Estados
As 27 inaugurações deste ano se concentraram em 11 Estados brasileiros, o que incluiu a entrada no Espírito Santo com a inauguração em Serra, região metropolitana de Vitória. Esse também foi o caso de Mossoró (RN), Foz do Iguaçu (PR) e Olinda (PE), que também ganharam a sua 1ª unidade do Assaí.
O período ainda trouxe um novo marco para o Rio de Janeiro, o Estado com o maior número de aberturas de 2023 (sete no total). Além disso, a empresa realizou, pela 1ª vez, duas aberturas no mesmo dia na mesma cidade – em Campo Grande (MS).
As novas lojas deste ano somaram mais de 12 mil novas vagas de estacionamento para o parque de lojas e consumiram mais de 7 mil toneladas de aço – uma equivalência próxima ao do prédio mais alto da América Latina, o One Tower, em Balneário Camboriú (SC).
Em 2022, o Assaí realizou 60 inaugurações em todo o Brasil, um recorde para o setor. Na Bahia, ao longo de 2022 e 2023, foram 6 aberturas, incluindo lojas construídas do zero e conversões de pontos comerciais de hipermercados.
Maior projeto de expansão do segmento
A aquisição dos 66 pontos de hipermercados resultou no maior projeto de expansão do atacado e varejo brasileiros. As transformações dos pontos comerciais de hipermercados para Assaí reconfiguraram o cenário do segmento atacadista brasileiro. Antes com presença majoritariamente em regiões periféricas das cidades, elas possibilitaram a Companhia chegar ainda mais a pontos estratégicos e centrais dos grandes centros brasileiros, ampliando o acesso das pessoas e atendendo a todas as classes sociais.
O sucesso desse projeto é demonstrado nos números: hoje, as lojas convertidas já apresentam vendas 2,7x superiores em relação ao formato anterior.
O Assaí também liderou um processo intenso de inovação na proposta de valor do segmento. Para isso, foram introduzidos serviços até então pouco usuais em um atacadista, como Açougue, Empório de Frios, Padaria e Adega de Vinhos, sem, entretanto, prejudicar a linha de despesas e mantendo a proposta do formato, que é oferecer preço baixo.
Além disso, as novas lojas transformadas também somaram cerca de 230 mil m² de área de galerias comerciais – o que trouxe uma nova fonte de receita para a Cia. Em efeitos comparativos, este espaço seria o 2º maior shopping center do Brasil.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros, de acordo com a NielsenIQ Homescan. Está presente nas cinco regiões do País com mais de 275 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) - sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. É ainda uma Corporation, ou seja, uma Companhia sem um único controlador. O Assaí integra a seleta carteira do IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com melhores indicadores em diversidade de raça e gênero. Em 2022 foi Top of Mind na categoria “Atacado”, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”) pelo GPTW 2022. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral).