O verão deste ano está sendo um dos mais quentes, em Salvador, deixando as praias cheias de banhistas que buscam se refrescar ou para momentos de lazer. Para tornar o banho de mar acessível para Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida, o projeto ParaPraia vai realizar sua temporada 2024 nos dias 24 e 25 de fevereiro e 02, 03, 09 e 10 de março, das 8h às 12h, na Praia de Ondina.
Professora e Coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade Salvador (UNIFACS), Fabiane Fontoura conta que serão disponibilizados para os banhistas pista de acesso ao mar, cadeiras anfíbias e flutuadores. Os banhos serão realizados com o auxílio de um grupo de voluntários, dentre eles professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Educação física e Psicologia da UNIFACS, que apoia a ação.
“Já iniciamos o treinamento dos voluntários, para que eles estejam preparados para realizar a recepção dos usuários e atuar em toda a cadeia da ação, desde a triagem até o banho assistido”, diz Fabiane Fontoura. Após o treinamento, os voluntários serão subdivididos em grupos baseados nas tarefas que irão realizar: recepção das pessoas com deficiência e seus acompanhantes, cadastro e direcionamento para triagem, triagem, banho assistido, atividades recreativas, práticas integrativas e acolhimento pós banho. “Tudo para promover um banho assistido e seguro”, finaliza a docente da UNIFACS, integrante do Ecossistema Ânima.
Além da UNIFACS, apoiam o Projeto ParaPraia 2024, a Rádio Band News FM e o Salvador Shopping. A iniciativa acontece com patrocínio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – Sempre.
Projeto ParaPraia 2024
Local: Praia de Ondina, em Salvador.
Quando: 24 e 25 de fevereiro; 02, 03, 09, 10 e março
Horário: das 8h às 12h.
Equipe de voluntários da UNIFACS em treinamento - Crédito: Divulgação
Sobre a UNIFACS
Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.