A área do Direito oferece um leque de oportunidades para aqueles que se preparam para entender, interpretar e aplicar as leis vigentes em diversas situações. Desde o exercício da advocacia até a atuação na parte de segurança cibernética, o campo continua um dos mais procurados por jovens que almejam o ingresso no ensino superior. Com os avanços tecnológicos transformando profundamente e exigindo adaptação das práticas e regulamentos para lidar com os desafios e oportunidades da era digital, mais um atrativo são as novas possibilidades de carreiras que estão surgindo.
Professor e coordenador da graduação em Direito da Universidade Salvador (UNIFACS), Matheus Lins ressalta que, atualmente, os profissionais encontram caminhos para seguir muito além da advocacia tradicional. “As tecnologias e suas inovações são favoráveis, principalmente, para os advogados, que agora podem ter acesso a um leque de especializações, podendo trabalhar em áreas como Direito Digital e Direito para Startups. O conhecimento e domínio das ferramentas ainda permite a inserção como analista ou especialista de compliance”, avalia.
O docente também destaca que os estudantes e formados devem ficar atentos aos temas que têm se tornando cada vez mais evidentes, a exemplo de questões de criptografia, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), políticas e procedimentos que visam manter a integridade e conduta ética das empresas em conformidade com a legislação e ordenamento jurídico, home office e teletrabalho, tecnologia blockchain e criptomoedas.
Inovações incorporadas à prática jurídica
No atual cenário, os softwares jurídicos também vieram para facilitar o dia a dia do profissional. O coordenador pontua que essas ferramentas foram se consolidando a partir dos anos 2000 e possibilitam uma gestão mais efetiva das atividades, além da otimização do tempo. “Os softwares são importantes tanto para atuação do advogado, quanto do magistrado e das demais carreiras na área. Como hoje todos os processos são digitais, além de servir para cadastrá-los, agendar as audiências e prazos processuais e acompanhar as movimentações, ajudam nas pesquisas, análises e até mesmo na redução da duração dos processos”, explica.
Matheus Lins ainda lembra que as demandas de escritório muitas vezes são atendidas com auxílio dos chamados chatbots, inteligência artificial capaz de manter conversas em tempo real e esclarecer as dúvidas dos clientes. Outra inovação do campo é a jurimetria, que consiste na aplicação de técnicas de análise quantitativa em momentos processuais específicos que determinada decisão judicial pode ocorrer.
A tecnologia também reconfigurou as audiências, principalmente após a pandemia de Covid-19. “De forma virtualizada, o profissional consegue romper fronteiras, participando de audiências em outros estados simplesmente pelo seu computador, o que resolve as dificuldades impostas pela necessidade de deslocamento", afirma o professor da UNIFACS.
De olho no futuro
Para abraçar as mudanças, conforme Matheus Lins, é crucial buscar formas de compreender as dinâmicas e exigências do mercado, dominar os softwares jurídicos e conquistar formações complementares a fim de elevar o currículo e ampliar os horizontes de atuação. Por conta disso, o professor da UNIFACS, que integra o Ecossistema Ânima, enfatiza: o conhecimento teórico e prático é a chave para o presente e o futuro.
“A primeira iniciativa pensando no agora e depois é estudar bastante a teoria e aprender a aplicação na prática. A capacidade de análise teórica dá sempre um passo além, pois oferece o embasamento para a resolução de problemas”, salienta. Ele ainda acrescenta que tal relação de aprendizado expande a visão dos estudantes ou egressos, que podem explorar oportunidades como mestrado e doutorado.
Sobre a UNIFACS
Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.