Julho, 2024 – O Salvador Bahia Airport transportou aproximadamente 1,7 milhões de passageiros no segundo trimestre de 2024, em mais de 12 mil pousos e decolagens. O número representa um crescimento de 4,5% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
O balanço de tráfego aéreo trimestral mais recente emitido pela VINCI Airports também aponta que, no acumulado até o final de junho, o aeroporto de Salvador somou cerca de 3,7 milhões de pessoas chegando ou partindo da capital baiana, em um crescimento de 6,8% no comparativo com os seis primeiros meses de 2023.
VINCI no Brasil
Entre o início de abril e o final do primeiro semestre de 2024, os aeroportos de Salvador (BA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC) registraram, juntos, 22.834 pousos e decolagens.
Mais de 2,7 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileiros administrados pela VINCI Airport neste período, em um aumento de 4,5% no comparativo com a mesma época de 2023. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, os oito aeroportos tiveram um crescimento de 3,1%, com mais de 5,7 milhões viajantes nos aeródromos.
Maio impulsiona desempenho global
Também de acordo com o balanço mais recente da VINCI Airports, aproximadamente 81 milhões de passageiros viajaram pelos aeroportos da rede neste trimestre. O número representa um aumento de 8,2% em relação a 2023, e de 1,8% ante 2019.
Na América Latina, o aeroporto de Santiago, no Chile, registou recorde de passageiros em junho, impulsionado, pela evolução dinâmica das linhas internacionais - mais de 74% para o Brasil e mais 19% para o Peru. Desde 1ª de julho, inclusive, o Salvador Bahia Airport conta com voos diretos para Santiago - fortalecendo a conexão com o Aeropuerto Nuevo Pudahuel, também da rede VINCI. Os voos diretos entre as capitais acontecem às segundas e sextas-feiras, proporcionando aos passageiros quatro opções semanais no itinerário Salvador-Santiago, sendo duas diretas e duas via Montevidéu.
Segundo o reporte, os aeroportos da República Dominicana também se beneficiaram do bom desempenho dos voos para Brasil e Europa.
De acordo com o balanço, o desempenho no trimestre está relacionado ao crescimento sustentado no tráfego nos aeroportos europeus da rede.
No sul da Europa, especialmente, os feriados registrados em maio impulsionaram a oferta de voos. Já o aeroporto do Funchal, localizado em Madeira, região autônoma de Portugal, registou números históricos de passageiros para um mês de maio - 52 % a mais no comparativo com o mesmo período de 2019, por exemplo.
Na França, o tráfego também atingiu níveis recordes para maio em Nantes graças às rotas com Espanha, Reino Unido e Portugal. O desempenho do mercado europeu (com destaque para Portugal, Reino Unido, França), inclusive, beneficiou os aeroportos de Cabo Verde, que registraram recorde de passageiros no quinto mês do ano.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.
Para mais informações:
www.vinci-airports.com
@VINCIAirports
https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/