Setembro Vermelho: conheça os ativos que auxiliam no cuidado com o coração

Setembro Vermelho: conheça os ativos que auxiliam no cuidado com o coração

Antioxidantes ajudam na desinflamação do corpo e são suplementados através de recomendação médica

O mês de setembro chega para nos lembrar sobre a importância dos cuidados com o coração, através da campanha Setembro Vermelho e do Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. Seja através da alimentação natural ou da suplementação, a ingestão de alguns ativos antioxidantes, como o ômega 3, o Resveratrol, o Bioberon, Vazguard e as vitaminas A, D3 e K2MK7, podem ser importantes para a saúde desse órgão.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças cardíacas são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil – em números que chegam a 400 mil mortes por ano. Além disso, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem com doenças cardiovasculares.

Rosana Amorim, farmacêutica da Singular Pharma, explica que a suplementação desses ativos pode auxiliar no tratamento cardiovascular e deve acontecer quando há necessidade de desinflamar o corpo. “Esses ativos são anti-inflamatórios e antioxidantes e atuam na saúde em diversos processos metabólicos que envolvem intestino, cérebro, pele, músculo, hormônios e, claro, o coração”, sinaliza.

De acordo com a farmacêutica, a suplementação não deve ser feita através da automedicação. “Antes de buscar pelo suplemento, a pessoa deve passar por uma avaliação médica para a escolha do melhor tratamento em função da queixa, exame e diagnóstico do paciente”, afirma Amorim.

Ação dos ativos

Dois ativos que têm sido muito buscados por quem precisa de suplementação devido a sua ação terapêutica e maior disponibilidade, são eles: o Resvitech e o Bioberon. O primeiro é um antioxidante Resveratrol, com uma tecnologia hybrid-fenumat de liberação sustentada por 24 horas. Ele é muito usado na saúde cognitiva, intestinal e cardiovascular devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antitumorais.

Já o Bioberon é um antioxidante e anti-inflamatório de tecnologia lipossomal, que atua no aumento da sensibilidade à insulina, melhorando o perfil glicêmico e lipídico, favorecendo o emagrecimento e o equilíbrio metabólico.

Novo perfil dos cardíacos

Os dados mais recentes têm mostrado uma mudança no perfil do paciente cardíaco. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), os casos mensais registrados em jovens quase dobraram nos últimos 15 anos, acompanhado por um aumento de 160% na média de internações. As mulheres também engrossam esses dados.

O estudo Global Burden Disease (GBD), elaborado em parceria com a SBC e com sociedades médicas, aponta um aumento de 62% na incidência de problemas cardíacos entre mulheres de 15 a 49 anos – que saltaram de 7 mil casos para cada 100 mil habitantes na década de 1990, para 11,6 mil casos em 2019.

Adotar medidas de prevenção para as doenças cardiovasculares é sempre a melhor saída. A prática de atividades físicas e a adoção de uma dieta balanceada são duas medidas. Outras formas de prevenção às doenças cardiovasculares envolvem a adoção de bons hábitos de vida, como evitar o tabagismo, o excesso de álcool, a obesidade, além de tratar doenças como o diabetes e a hipertensão arterial. A realização de check-up cardiológico e dos exames de rotina também são essenciais para o diagnóstico de doenças em seu estado mais brando, facilitando a eficácia do tratamento.

Sobre a Singular Pharma

A Singular Pharma é uma empresa farmacêutica que tem como objetivo fornecer as melhores soluções para seus clientes em gerenciamento de peso, longevidade, controle do estresse, qualidade do sono e melhoria da função cognitiva. Com 9 anos de existência, a Singular Pharma 15 unidades, distribuídas na Bahia, Pernambuco e Sergipe.

A empresa é pioneira em formulações voltadas para o bem-estar, através de investimento constante em conhecimento e em tecnologia de ponta. A equipe técnica da Singular Pharma disponibiliza para os profissionais de saúde os estudos científicos mais recentes, oferecendo uma gama atualizada de produtos farmacêuticos.

As formulações são desenvolvidas seguindo rígidos protocolos sanitários e de qualidade e têm o conceito "free": são livres de glúten, lactose, petrolatos e óleos minerais, reduzindo a chance de reações adversas.